Os Vereadores da Bancada do PC do B de Tarauacá estiveram presentes na solenidade de entrega de títulos de posse da terra para trabalhadores que habitam as florestas públicas às margens da 364 no sentido Tarauacá Cruzeiro do Sul. Luis Meleiro e Manoel Monteiro são parte dessa conquista dos trabalhadores rurais.
domingo, 21 de março de 2010
quinta-feira, 18 de março de 2010
VEREADOR MELEIRO: "MEU MANDATO É DO POVO DE TARAUACÁ"
Fazendo um rápido balanço na atividade parlamentar do Vereador Luis Meleiro não é difícil perceber que sua atuação é de encher de orgulho a maioria do povo de Tarauacá. Meleiro fiscaliza e cobra ação do executivo, enfrenta do debate a base aliada do prefeito e ainda arranja tempo para acompanhar o os acontecimentos do dia-a-adia em Tarauacá.
Hospital de Tarauacá: "É inaceitável o que está acontecendo. Essa demora em concluir o hospital regional tem causado muito desconforto em Tarauacá, já que o atual hospital não atende a demanda do município. essa responsabilidade é do Governo do Estado"
Em visita ao aeroporto em reforma: "Tudo que está acontecendo em relação ao aeroporto e a pista de pouso é de inteira responsabilidade do prefeito. na administração do aeroporto ele se mostrou irresponsável, incompetente e descompromissado. Mostrou que não tem capacidade para administrar tamanha estrutura". O Governo do Estado vai recuperar o aeroporto e a pista e vou defender que o Governo assuma a gestão do aeroporto"
Debate sobre saúde municipal: "fui participar e manifestar minha opinião sobre o que eu penso em relação à saúde pública em Tarauacá".
Reunião com Moradores do Corcovado: "O Governo do Estado está debatendo com a comunidade do Corcovado a regularização das terras do Bairro. Estive presente na reunião de interesse da população do corcovado. Agora cada morador receberá o documento da terra evitando assim a ação dos espertalhões".
Assembléia do Sinteac: "Nunca deixei de participar das lutas dos meus companheiros da educação. Afinal, foi com essa categoria que aprendi a lutar".
Luta dos Servidores da Prefeitura: "há dez anos sem aumento, esses funcionários não eram nem recebidos pelo prefeito. Apoiei a greve, procurei o pessoal da prefeitura, conseguimos negociar e as coisas avançaram".
Rádio comunitária: "Estou sempre visitando esse patrimônio do nosso povo e sempre que me é permitido dou uma palavrinha para a população".
Manoel Monteiro: “Quando vai ser inaugurado o centro da Juventude?”.
Na Sessão de hoje 17/03 na Câmara Municipal, o Vereador Manoel Monteiro cobrou a inauguração do centro da juventude que se arrasta há muito tempo. Manoel Monteiro diz achar imprescindível a juventude andando de mãos dadas com o esporte.
Em relação a sua entrevista que causou polêmica, disse apenas que falou a realidade e que a Casa só tem poder se os Vereadores trabalharem conjuntamente. Dando exemplo do problema da iluminação pública que não se resolve.
O Vereador disse ainda que ano passado foram quase 29 milhões de reais que entraram para o Governo Municipal e que a cidade encontra-se abandonada; esse ano serão 33 milhões aprovados no orçamento mais outroS convênios que alcançará a cifra de mais ou menos 44 milhões de reais.
Assessoria de imprensa CMT
Em relação a sua entrevista que causou polêmica, disse apenas que falou a realidade e que a Casa só tem poder se os Vereadores trabalharem conjuntamente. Dando exemplo do problema da iluminação pública que não se resolve.
O Vereador disse ainda que ano passado foram quase 29 milhões de reais que entraram para o Governo Municipal e que a cidade encontra-se abandonada; esse ano serão 33 milhões aprovados no orçamento mais outroS convênios que alcançará a cifra de mais ou menos 44 milhões de reais.
Assessoria de imprensa CMT
Luiz Meleiro põe em check argumentos da base aliada do Prefeito
O Vereador Luiz Meleiro disse hoje dia 17/03/2010 na tribuna da Câmara Municipal de Tarauacá, que argumentos usados pela base aliada do Prefeito Vando Torquato, são incompreensíveis porque simplesmente não há obras em andamento no município. “Muito pelo contrário, existe dinheiro liberado desde 2006 e não se vê nenhuma obra nesse município. Têm R$ 340.000,00 liberados para a feira livre e mais R$ 848.000,00 liberados para compra de equipamentos agrícolas e cadê esse dinheiro?”
O Vereador chamou atenção também para o péssimo atendimento nos postos de saúde afirmando que os PSF(s) hoje em Tarauacá estão incompletos.
Assessoria de Imprensa (Câmara Municipal)
segunda-feira, 15 de março de 2010
VEREADOR MANOEL MONTEIRO PROTESTA CONTRA A OMISSÃO DA CÂMARA
VEREADOR MANOEL MONTEIRO, ESTÁ INDIGNADO E FAZ UM PROTESTO CONTRA A IMPUNIDADE NA CÂMARA MUNICIPAL DE TARAUACÁ.
O Vereador Manoel Monteiro, disse que não vai mais aceitar que a câmara de vereadores fiquem refém do poder público municipal. Ela vai ter que exercer suas funções e fazer com que as Leis sejam cumpridas nesta casa. Pois o prefeito faz o que quer neste município sem o conhecimento da câmara. E os vereadores não se manifestam para saber o que está acontecendo.
O Vereador Manoel Monteiro, disse que não vai mais aceitar que a câmara de vereadores fiquem refém do poder público municipal. Ela vai ter que exercer suas funções e fazer com que as Leis sejam cumpridas nesta casa. Pois o prefeito faz o que quer neste município sem o conhecimento da câmara. E os vereadores não se manifestam para saber o que está acontecendo.
Olha, na audiência pública municipal sobre a merenda escolar é uns culpando os outros e eu vejo que se tem um culpado é o prefeito municipal, pois ele não repassa os recursos para complementar a compra da merenda.
Desta forma, as crianças que estudam, tanto na zona urbana como na zona rural vão continuar ainda por muito tempo sem uma merenda de qualidade e sem a quantidade adequada para que esses alunos possam estudar com segurança.
Nestas reuniões, só fazem falar e nada se resolvem, pois quem tem que resolver é quem tem o dinheiro na mão, e não com discursos, sem ter o que fazer, por que discurso não enche a barriga das nossas crianças e sim o que enche é merenda escolar.
Eu não aguento mais ver tanta impunidade na nossa cidade e quem tem o maior pode para resolver estes problemas, não toma as providências necessárias, como manda as Leis.
Aqui em Tarauacá sempre foi assim, enquanto a maioria sofrem, a minoria rir, do sofrimento dos outros.Eu não fui eleito para agradar colegas e nem passar a mão na cabeça de alguém. Eu fui eleito para trabalhar em beneficio da população do município e é isso que eu estou fazendo, mais o apoio ainda é pouco, pois nós somos a minoria e fica muito difícil na hora do debate.
FONTE; BLOG DO JOÃO REGO
Foi o Vereador Meleiro que propôs a audiência pública sobre a merenda escolar
Vereador Luiz Meleiro solicita uma audiência pública para tratar de problemas com a merenda escolar. |
09/03/10 O Vereador Luiz Meleiro pediu hoje dia 09/03 que se realize uma audiência pública para que se resolvam problemas relativos a merenda escolar, principalmente na zona rural onde segundo ele sobra merenda e em outros lugares faltam.A audiência está marcada para o próximo dia 11/03 e contará com a representante da Secretaría de Educação Muncipal.Assessoria de Imprensa da Câmara |
Vereador Meleiro foi um dos principais articuladores na luta dos servidores municipais.
matéria do blog do accioly
CÂMARA, PREFEITURA E SINDICATO FECHAM ACORDO E GREVE DOS SERVIDORES MUNICIPAIS É SUSPENSA
Bastou dois dias de greve dos servidores municipais e o retorno das sessões legislativas, para que Prefeitura e Sindicato dos Servidores Municipais chegassem a um entendimento.
Servidores comemoram a vitória
Servidores na Camara Municipal
"estou de luto, mataram 1/3 do meu salário"
Depois de 10 anos servidores conquistam um aumento salarial
Maria De Jesus vice Presidente do Simtar presente na negociação
No segundo dia de greve, os servidores municipais foram participar da primeira sessão legislativa do ano de 2010 da Câmara de Vereadores de Tarauacá e pedir apoio dos vereadores.
De forma pacífica, os servidores assistiram a reunião dos vereadores segurando cartazes pedindo que o prefeito cumprisse uma Lei Municipal que os reajusta seus salários. A Lei vinha sendo desrespeitada desde janeiro de 2009.
Servidores receberam o apoio de todos os vereadores
Após a sessão, os vereadores imediatamente convocaram as autoridades municipais para tentar uma solução para o impasse entre servidores e prefeitura.
Vereador Meleiro articulou a reunião
Destaque-se nesse processo, a articulação do Vereador Luis Meleiro que chegou ontem de Rio Branco e foi direto procurar o Secretário Ulineide e o Procurador Jurídico da Prefeitura o Doutor Lauro Borges de Lima Neto.
Procurador Jurídico Doutor Lauro Borges apresentou a proposta
O Procurador Dr. Lauro, foi participar da reunião em nome do Prefeito Wando e apresentou uma proposta para ser apreciada pelos vereadores, diretoria do sindicato e pelos servidores.
Na proposta o Prefeito se compromete, em documento assinado, a cumprir a Lei 669/2008 e ainda pagar os salários retroativos a janeiro e fevereiro
(cópia do ofício).
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR
Às 16 horas desta terça feira, a Presidente do Simtar Marnilsa Martins recebeu a proposta assinada pelo prefeito e apresentou aos servidores em assembléia realizada no início da noite. Os servidores decidiram suspender a greve e voltar ao trabalho. Marnilsa considera o movimento já vitorioso e afirma que os servidores voltam a trabalhar amanhã mas, vão continuar mobilizados.
Presidente Marnilsa lê o documento na assembléia
Foi muito importante o apoio dos sete vereadores presentes na sessão: Valdor do Ó, Lulú Neri, Luis Meleiro, Francisco Batista, Ezi Aragão, Manoel Monteiro e Raimundo Furtado. Edmar Rodrigues e Roberto Freire estão viajando e não participaram da sessão.
SEMPRE NA LUTA: VEREADOR LUIS MELEIRO PARTICIPA DA ASSEMBLÉIA DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO.
Meleiro na assembléia
O Vereador Luis Meleiro sempre está atento às questões que envolvem os Trabalhadores em Educação de Tarauacá. Meleiro esteve presente na última assembléia realizada pela categoria e manifestou seu apoio incondicional aos companheiros da educação.
VEREADOR: "MANOEL MONTEIROFALTA MERENDA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS"
VEREADOR MANOEL MONTEIRO, ESTÁ INDIGNADO E FAZ UM PROTESTO CONTRA A IMPUNIDADE NA CÂMARA MUNICIPAL DE TARAUACÁ.
O Vereador Manoel Monteiro, disse que não vai mais aceitar que a câmara de vereadores fiquem refém do poder público municipal. Ela vai ter que exercer suas funções e fazer com que as Leis sejam cumpridas nesta casa. Pois o prefeito faz o que quer neste município sem o conhecimento da câmara. E os vereadores não se manifestam para saber o que está acontecendo.
Olha, na audiência pública municipal sobre a merenda escolar é uns culpando os outros e eu vejo que se tem um culpado é o prefeito municipal, pois ele não repassa os recursos para complementar a compra da merenda.
Desta forma, as crianças que estudam, tanto na zona urbana como na zona rural vão continuar ainda por muito tempo sem uma merenda de qualidade e sem a quantidade adequada para que esses alunos possam estudar com segurança.
Nestas reuniões, só fazem falar e nada se resolvem, pois quem tem que resolver é quem tem o dinheiro na mão, e não com discursos, sem ter o que fazer, por que discurso não enche a barriga das nossas crianças e sim o que enche é merenda escolar.
Eu não aguento mais ver tanta impunidade na nossa cidade e quem tem o maior pode para resolver estes problemas, não toma as providências necessárias, como manda as Leis.
Aqui em Tarauacá sempre foi assim, enquanto a maioria sofrem, a minoria rir, do sofrimento dos outros.
Eu não fui eleito para agradar colegas e nem passar a mão na cabeça de alguém. Eu fui eleito para trabalhar em beneficio da população do município e é isso que eu estou fazendo, mais o apoio ainda é pouco, pois nós somos a minoria e fica muito difícil na hora do debate.
Texto: vereador Manoel Monteiro
Vereadores do PC do B no debate sobre merenda escolar
Monteiro e Meleiro
Ontem na Câmara de Vereadores aconteceu a Audiência Pública sobre a Merenda Escolar.A realização da Audiência foi um pedido do Vereador Luís Meleiro (PCdoB).
Participaram os Vereadores Luís Meleiro (PCdoB) no qual dirigiu a audiência, Manoel Monteiro (PCdoB), Lulu Neri (PP) que esteve durante a abertura, mas precisou sair para cumprir uma agenda no seringal Paraíso. Ainda contou com a participação da Secretária Municipal de Educação Ciméia Bayma, a coordenadora de Ensino Rural Elen Calixto, a coordenadora da Merenda Escolar Nilzemar Torres, a Nutricionista Maria do Expírito Santo, o Presidente do Sinteac João Maciel, a Presidente do Sindicato Rural Inês Barbosa e os professores que trabalham na zona rural.
O principal objetivo da audiência era encontrar meios para melhorar a qualidade da merenda escolar na zona rural. O que gerou grande debate foi o recurso destinado ser insuficiente para abastecer de forma qualitativa a merenda nas escolas rurais.
Dentre os principais problemas relatados pelos professores e pela presidente do sindicato rural podemos destacar:
- A quantidade de merenda que é insuficiente para passar a quantidade de dias como é colocado pelo setor da merenda. O cálculo para repasse do dinheiro da merenda a estados e municípios subiu de R$ 0,22 para R$ 0,30 por dia para cada aluno matriculado em turmas de pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos. As creches e as escolas indígenas e quilombolas, que recebiam R$ 0,44, passarão a contar com R$ 0,60. As escolas que oferecem ensino integral por meio do programa Mais Educação terão R$ 0,90 por dia. Se tratando da região Norte, o valor já é baixo e a prefeitura não entra com contrapartida de nenhum centavo.
- O transporte até a escola: Muitas escolas de difícil acesso às vezes o professor ainda tem mais essa preocupação.
- Armazenamento da merenda escolar: As escolas não têm um espaço adequado que sirva como depósito para armazenar a merenda, comprometendo a qualidade.
- Falta de gás: Muitas vezes os alunos têm que levar carvão, pois demora bastante para a carga ser reposta.
- Falta de merendeira e servente para limpar a escola e preparar a merenda: O professor que trabalha com sala multiseriada ainda tem que se preocupar com a merenda e limpeza da escola.
-As poucas escolas que têm merendeira às vezes não preparam de forma recomendada, pois não fizeram capacitação para isto.
O presidente o Sinteac João Maciel ainda ressaltou sobre o problema quanto aos fornecedores da merenda escolar, pois estes são pessoas que já compram o produto de outras pessoas encarecendo desta forma a merenda e até diminuindo a quantidade. Até sugeriu que alguns alimentos fossem comprados do próprio agricultor, fornecendo desta forma uma merenda de qualidade e fortalecendo a economia da zona rural. Outro problema é quanto à participação do conselho escolar no acompanhamento desde a compra e entrega da merenda que não participam deste processo, que é uma das principais recomendações do MEC.
A nutricionista enfatizou a qualidade da merenda, pois as crianças não são animais para se alimentarem com uma merenda de qualquer jeito, são seres humanos que estão em fase de crescimento e que tem que haver todo um cuidado especial na alimentação quanto à preparação e higiene.
Após o debate e discussão sobre a merenda escolar foram tomados alguns encaminhamentos como:
- Reunir com a equipe da prefeitura: prefeito, secretário de finanças, secretária de educação para que os problemas sejam resolvidos;
- A Câmara criar uma lei que exija uma complementação por parte da prefeitura;
- Planejar uma capacitação para as merendeiras que trabalham na zona rural;
- Disponibilizar transporte adequado e suficiente para que merenda seja entregue a tempo mais hábil.
Assinar:
Postagens (Atom)